quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Webdesign e a evolução da espécie




Como tudo evolui, e sobrevive quem tem mais capacidade para resistir às intempéries, de acordo com Charles Darwin, com a Internet não seria diferente. A Web 2.0 trouxe muitos ganhos à navegação, por meio da interatividade e da questão da comunidade, e já avançamos as discussões para Web 3.0. Dessa forma, aquele conceito de aldeia global, que ouvimos há vários anos, realmente tornou-se realidade. As comunidades proliferam e o usuário agora é o provedor do conteúdo, o que garante uma disseminação muito grande do conhecimento.
A Web 2.0 pode ser considerada como a segunda onda dos serviços on-line. Existem muitas tentativas de definir este conceito, mas essa questão do conteúdo colaborativo gerado pelos usuários é algo ímpar. Além disso, o serviço “Always beta”, em constante melhoria, permite a disponibilização de APIs (Application Programming Interface) públicas para que os usuários possam fazer mashups destes serviços em seus sites e blogs.
Um paralelo muito claro entre os momentos Web 1.0 e Web 2.0 pode ser feito da seguinte forma:





  • Web 1.0
    Usuários liam o conteúdo
    As companhias eram o foco
    Cliente-servidor
    HTML
    Home pages
    Texto
    Acesso dial up
    Informação




  • Web 2.0
    Usuários produzem este conteúdo
    A comunidade é o foco
    Arquitetura peer to peer
    AJAX e XML
    Blogs
    Vídeo e podcast
    Acesso via banda larga
    Opinião


É claro que essa evolução teve vários fatores decisivos, como o crescimento dos usuários de banda larga no mundo, segundo definição de Tim O´Reilly, CEO da O´Reilly Media. Mas ainda existem alguns gargalos, como o baixo acesso à Internet no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet No Brasil, que indica que a Internet está em menos de 20% dos lares no País e metade dos brasileiros nunca ligou um PC.




Mesmo assim, as perspectivas são muito otimistas, pois o interesse do usuário por produzir um conteúdo e compartilha-lo com seus amigos, ou seja, criar uma comunidade com interesses afins, é o maior charme da Web 2.0. Na evolução, surgem os aplicativos móveis na Web 2.0, por meio dos quais a comunidade cria o conteúdo adicionando imagens e textos para que os outros usuários tenham acesso.
A Internet tende a melhorar cada vez mais para oferecer serviços de extrema relevância e exclusivos para cada usuário. Conhecer melhor o perfil de buscas dos usuários e das pessoas com quem se relacionam são condições primordiais para as empresas que aderiram a esta tendência. Assim, é possível traçar com mais precisão os principais interesses dos usuários. O Apontador já tem feito isso por meio de serviços gratuitos, pois a empresa acredita que a Internet deve ser para todos. Assim, pessoas se aproximarão e terão informações e promoções de acordo com seus interesses. Estamos “apontando” o caminho para um novo futuro, a Web 3.0.



por Rafael Siqueira
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Tecnologia,

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